II SEMANA DA QUARESMA
Evangelho – Lucas 16,19-31
Ano B
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas
Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 19 “Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias. 20 Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. 21 Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas. 22 Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado. 23 Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado. 24 Então gritou: ‘Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas’. 25 Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembra-te que tu recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. 26 E, além disso, há um grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós e nem os daí poderiam atravessar até nós’. 27 O rico insistiu: ‘Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa do meu pai, 28 porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento’. 29 Mas Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os profetas, que os escutem!’ 30 O rico insistiu: ‘Não, pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter’. 31 Mas Abraão lhe disse: ‘Se não escutam a Moisés nem aos profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos’”.
– Palavra da salvação.
Vídeo: Padre Paulo Ricardo
Neste segundo volume, intitulado “Teologia Fundamental I” do curso de Introdução à Teologia, o Pe. Paulo Ricardo explica o que é Teologia Fundamental e inicia os estudos a respeito deste tema. Para esclarecer um pouco o tema deste material, acompanhe um trecho retirado do próprio livro:
A Teologia Fundamental é, portanto, uma teologia de fronteira, que olha para fora, que dialoga com o não crente, com o não cristão, com o não católico, no campo da Teologia, não de modo filosófico. Esse diálogo pressupõe a fé, as Sagradas Escrituras, argumenta com textos bíblicos, patrísticos, etc. Não se trata de um esforço filosófico, visto não ser Teologia Natural, teodiceia, que é um ramo da filosofia, mais especificamente da metafísica. Trata-se, assim, de uma matéria propriamente teológica, mas de fronteira, pois dialoga com não teólogos.
Temas importantes e presentes na vida do Católico são abordados neste livro-aula. A lista completa dos assuntos, é dividida em duas partes, como apresentado a seguir:
Parte 1
1. Um esforço de todos
2. Uma teologia de fronteira
3. Teologia e conversão
4. O que é conversão?
5. É preciso crer na Igreja
6. É preciso escandalizar-se
7. O escândalo da Igreja
8. A Igreja e o pecador coabitam em mim
Parte 2
1. Misterium Lunae (Mistério da Lua)
2. O encontro com Cristo vivo
3. Quem é Cristo?
4. Cristo é a revelação
5. A sagrada escritura e a tradição
6. O mundo inefável da Igreja Católica
7. O mistério do sacerdócio
8. A importância do catecismo
9. A comunhão com a Igreja de sempre
10. Teologia em comunhão com a Igreja