Nossa Senhora do Rosário é a aparição mariana a São Domingos, no ano de 1208 na igreja Pruille, dando a ele o rosário para substituir a recitação dos salmos, constituindo uma ferramenta importantíssima para a conversão ao cristianismo, dizendo as seguintes palavras: “Quero que saiba que, a principal peça de combate, tem sido sempre o Saltério Angélico (Rosário) que é a pedra fundamental do Novo Testamento. Assim quero que alcances estas almas endurecidas e as conquiste para Deus, com a oração do meu Saltério”. O Rosário é um instrumento de oração importante na vida do cristão, recebendo este nome, pois cada Ave-Maria meditada simboliza uma rosa espiritual ofertada a Nossa Senhora.
Para entendermos melhor esta devoção conhecendo mais a fundo a história do Santo Rosário, que de acordo com os registros os primeiros monges utilizavam pedrinhas para contar o número de orações vocais que realizavam. Sendo assim, em muitos conventos medievais, os irmãos leigos (aqueles que tinham pouca ou nenhuma familiaridade com o latim) eram dispensados da recitação do Saltério, completando suas práticas com a recitação de Pai-Nossos, para contagem. Doutor da Igreja São Beda, o Venerável (séc. VII-VIII), havia sugerido a adoção de vários grãos enfiados em um barbante.
A devoção de Nossa Senhora do Rosário nos traz a importância de orar a nossa mãe Maria, sendo propagada principalmente pelos filhos de São Domingos, recebendo da Igrejas inúmeras indulgências. A festa de Nossa Senhora do Rosário foi instituída pelo Papa Pio V em 1571, celebrando a vitória dos cristãos após a árdua batalha naval de Lepanto. No meio desta batalha os cristãos católicos recitavam o rosário enquanto resistiam aos ferozes ataques dos otomanos, e sobrepujando-os no combate.Tamanha é a importância de recitar o Rosário a Nossa Senhora que o Papa Dominicano São Pio V recomendava e incentivava oficialmente a sua recitação.
A propagação da devoção de Nossa Senhora do Rosário é ampla, pois, é uma oração feita em todas as línguas, e durante anos vem sendo recomendada por Papas como, São João Paulo II, Bento XVI e o Papa Francisco, pois, esta é uma oração que pedimos a intercessão da Virgem Maria, fazemos uma meditação dos Mistérios de Cristo, que nos guiam da Encarnação à Morte e Ressurreição, nos aproximando mais de Maria e de seu Filho Jesus Cristo o nosso Salvador alcançando inúmeras graças.
Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!
Adaptação/texto: Sagrada Família
vídeo: Rede Século 21
São João Paulo II diz que esta obra de São Luís M. G. de Montfort sobre o rosário é preciosa. Nela, o autor explica e desenvolve os temas e as técnicas envolvidas na oração do Rosário, antiquíssima tradição católica de oração e meditação.
O autor ensina não só os fundamentos dessa prática, como também alguns métodos e modos de se realizá-la de tal modo que o fiel possa sempre encontrar no Rosário uma fonte inesgotável de graças, iluminações e virtudes.