21/11 – Apresentação de Nossa Senhora no Templo

Hoje a Igreja celebra a solenidade da apresentação de Nossa Senhora no Templo, acompanhe os textos do Prof. Felipe Aquino e os vídeos do Padre Paulo Ricardo e do Padre Guido Mottinelli:

A memória que a Igreja celebra hoje não encontra fundamentos explícitos nos Evangelhos Canônicos, mas algumas pistas no chamado proto-evangelho de Tiago, livro de Tiago, ou ainda, História do nascimento de Maria. A validade do acontecimento que lembramos possui real alicerce na Tradição que a liga à Dedicação da Igreja de Santa Maria Nova, construída em 543, perto do templo de Jerusalém.

Os manuscritos não canônicos, contam que Joaquim e Ana, por muito tempo não tinham filhos, até que nasceu Maria, cuja infância se dedicou totalmente, e livremente a Deus, impelida pelo Espírito Santo desde sua concepção imaculada. Tanto no Oriente, quanto no Ocidente observamos esta celebração mariana nascendo do meio do povo e com muita sabedoria sendo acolhida pela Liturgia Católica, por isso esta festa aparece no Missal Romano a partir de 1505, onde busca exaltar a Jesus através daquela que muito bem soube isto fazer com a vida, como partilha Santo Agostinho, em um dos seus Sermões:

“Acaso não fez a vontade do Pai a Virgem Maria, que creu pela fé, pela fé concebeu, foi escolhida dentre os homens para que dela nos nascesse a salvação; criada por Cristo antes que Cristo nela fosse criado? Fez Maria totalmente a vontade do Pai e por isto mais valeu para ela ser discípula de Cristo do que mãe de Cristo; maior felicidade gozou em ser discípula do que mãe de Cristo. E assim Maria era feliz porque já antes de dar à luz o Mestre, trazia-o na mente”.

A Beata Maria do Divino Coração dedicava devoção especial à festa da Apresentação de Nossa Senhora, de modo que quis que os atos mais importantes da sua vida se realizassem neste dia.

Foi no dia 21 de novembro de 1964 que o Papa Paulo VI, na clausura da 3ª Sessão do Concílio Vaticano II, consagrou o mundo ao Coração de Maria e declarou Nossa Senhora Mãe da Igreja.

Nossa Senhora da Apresentação, rogai por nós!

Texto: Ed. Cléofas (Prof. Felipe Aquino).
Vídeo: Padre Guido Mottinelli e Padre Paulo Ricardo.


Adquira o Livro – Salve, Santa Rainha

Em Salve, Santa Rainha,Scott Hahn emprega um estilo acessível e agradável para demonstrar o papel essencial de Maria na mensagem de Redenção Cristã. A maioria dos cristãos sabe que a vida de Jesus foi prenunciada através de todo o Antigo Testamento. Por meio de um exame profundo da Bíblia, aliado aos estudiosos e o clero Católico e Protestante, Hahn nos ilumina com pequenos, mas importantes detalhes, mostrando que enquanto Jesus é o “Novo Adão”, Maria é a “Nova Eva”. Ele desvenda o mistério Mariano no centro do Apocalipse e nos revela como é predito nas primeira páginas do livro do Gênesis e na história da monarquia do Rei Davi, que menciona um lugar privilegiado para a mãe do rei. Se baseando nas escrituras e fundações históricas, Hahn apresenta um novo olhar na doutrina Mariana: Sua Concepção Imaculada, Virgindade Perpétua, Assunção e Coroação. Enquanto ele guia os leitores modernos através destas passagens cheias de mistérios e poesia, Hahn os ajuda a redescobrir a arte antiga e a ciência da leitura das Escrituras para se adquirir um entendimento mais profundo das veracidades e a relação da fé com a prática da religião no mundo contemporâneo.


 

Deixe seu comentário: