A história de São Nicolau se confunde com inúmeras lendas, porém o que se sabe é que nasceu de uma família de nobres no ano de 275 na Ásia Menor.
Após se tornar bispo São Nicolau dedicou sua vida a evangelizar os pagãos com muito amor apesar de todas as perseguições que os cristãos sofriam nesse perigo.
Mas o que realmente tornou São Nicolau conhecido foi seu carinho para com os pobres, tanto que quando recebeu sua herança partilhou entre os mais necessitado por livre vontade. Uma das histórias mais conhecidas é que ao saber que três moças muito pobres não possuíam dinheiro para o dote, e aconselhadas pelo próprio pai iriam se prostituir, porém ao saber dessa história Nicolau jogou três sacos de dinheiro com o suficiente para os dotes.
São Nicolau seria conhecido por seu trabalho distribuindo presentes para as crianças durante o mês de dezembro, um “velho de barbas brancas”, que não falhava em presentear-las neste período.
Após um tempo São Nicolau se tornou Bispo de Mira conquistando a todos com zelo, caridade e um espírito de oração incrível, porém neste período os cristãos sofriam perseguições, sendo assim o santo foi preso e torturado, porém sobreviveu, e foi liberto no ano de 313, quando foi publicado o edito de Milão que concedia liberdade religiosa.
São Nicolau participou do Concílio de Nicéia, onde Jesus foi declarado consubstancial ao Pai. Entrou Nicolau no Céu em 324 ao morrer em Mira com fama de santidade e de instrumento de Deus para que muitos milagres chegasse ao povo.
São Nicolau, rogai por nós!
Texto: Sagrada Família
Vídeo: Padre Fernando Santamaria
Adquira o Livro – Catequeses Sobre os Santos: Os Padres da Igreja, os Melhores Medievais e Santas Mulheres
Este compêndio reúne as catequeses proferidas pelo Papa Emérito Bento XVI em suas audiências públicas que tiveram como tema a multidão de grandes santos, homens e mulheres virtuosos que marcaram a história da Igreja Católica e do mundo. Anteriormente lançadas pela Editora Ecclesiae em quatro volumes – Os Padres da Igreja, volumes I e II, Os mestres medievais e As santas mulheres –, as catequeses expõem de modo brilhante as vidas dessas grandes figuras da história do cristianismo – grandes em virtude, em humildade e em devoção a Deus.