São Vilibrardo (St Willibrord) é um dos santos mais importantes da Europa e atraiu muitas comunidades cristãs. Ele estudou e foi ordenado em Carlow (Irlanda). Nascido em Northumbria (Reino Unido) em 658 DC, o santo passou os anos entre 20 e 32 anos na Abadia de Rath Melsigi em Carlow (Irlanda), que era um centro de aprendizagem europeia no século 7. Ele se tornou o primeiro bispo de Utrecht (Países Baixos) e morreu em Echternach (Luxemburgo) em 739 dC. Ele está enterrado em Echternach e é o único santo enterrado no Luxemburgo. O dia da festa é 7 de novembro.
Escreve o Monge Católico Alcuíno: “Durante cinquenta anos este grande missionário e grande amigo de Jesus Cristo dedicou-se, dia após dia, à conversão dos infiéis”.
Em 690, quando Pepino d’Herstal terminava a conquista da Frísia, Vilibrardo chegou lá, vindo do seu país, à frente de um grupo de anglo-saxões. Em 695, o Papa Sérgio I consagrou-o Bispo de Echternach. Era de Utrecht e Echternach que os seus missionários partiam para ir evangelizar os povos da Renânia (Alemanha) ainda pagãos. Vilibrardo chegou até à Dinamarca e mesmo, parece, à Turíngia (Alemanha). Batizou Pepino, o Breve, pai de Carlos Magno. Foi sepultado em Echternach, onde todos os anos, desde o século XIV, na terça-feira de Pentecostes, uma procissão se realiza em sua honra.
São Vilibrardo, rogai por nós!
Texto: catholicireland.net / Ed. Cléofas
Vídeo: Padre Fernando Santamaria
Adquira o Livro – A Intercessão e o Culto dos Santos (Imagens e Relíquias)
A Igreja é santa, esta santidade se manifesta sobretudo nos seus Santos. No céu, diz a liturgia, eles intercedem por nós sem cessar. Desde a sua origem, há dois mil anos, a Igreja cultua os Santos e invoca a sua intercessão. É uma prática confirmada e aprovada pela Sagrada Escritura, pela Sagrada Tradição e pelo Sagrado Magistério, em todos os tempos. Da mesma forma as Imagens e as Relíquias dos Santos têm um grande valor nem sempre conhecido pelos católicos. Por não conhecer a profundidade desse mistério muitos cristãos deixam de ser beneficiados pelos moradores do céu.