27/10 – Gonçalo de Lagos

Gonçalo de Lagos é um beato português, venerado sobretudo pelos pescadores do Algarve, e, busca de proteção enquanto estão no mar. Gonçalo viveu como Frade da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho, tendo-se dedicado no seu tempo à pregação enquanto superior de alguns mosteiros da sua ordem. Em 1798, foi feito beato.
Dedicou-se à uma vida de jejuns e de penitências enquanto aplicava-se às letras e aos estudos. Zeloso na vivência da Regra Religiosa, virtuoso e cheio de pureza.

Este santo português nasceu em Lagos, no Algarve, por volta do ano de 1370. Tomou o hábito de Santo Agostinho no convento da Graça, em Lisboa, aos 20 anos.

Dedicou-se à uma vida de jejuns e de penitências enquanto aplicava-se às letras, aos estudos. Homem zeloso na vivência da Regra Religiosa, virtuoso e cheio de pureza, Gonçalo dedicou-se também à pregação chegando a ser superior de alguns mosteiros da sua Ordem.

O último mosteiro foi o de Torres Vedras, onde morreu em 1422, depois de exortar aos que viviam com ele no mosteiro à observância religiosa e à uma vida virtuosa.

Beato Gonçalo de Lagos, rogai por nós!

 

Texto: santosdodia / Canção Nova
Vídeo: Canção Nova


Adquira o Livro – Mártires, Confessores e Virgens.

A santidade é histórica sobretudo porque os critérios para o reconhecimento social dos santos sofrem transformações. Assim, ser alçado a esta categoria vincula-se mais a crenças e valores hegemônicos em uma sociedade do que às qualidades e feitos milagrosos. No presente livro discute-se o caráter histórico da santidade, por meio de análises que relacionam este fenômeno ao martírio, ao monacato, à organização episcopal, às ordens mendicantes e ao papel social das mulheres no período medieval.


Deixe seu comentário: