12/10 – Nossa Senhora Aparecida (Especial Jubileu 300 anos / 2017)

Comemoramos hoje os 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida!

Em 1717, quando da visita do governador a Guaratinguetá, foi ordenado aos pescadores que recolhessem do rio Paraíba a maior quantidade possível de peixes, para que toda a comitiva pudesse ser alimentada e festejada com uma grande recepção. Todos se lançaram às águas com suas redes. Três deles, Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso, partiram juntos com suas canoas e juntos também lançaram as redes por horas e horas, sem pegar um único peixe. De repente, na rede de João Alves apareceu o corpo da imagem de uma santa. Outra vez lançada a rede, e a cabeça da imagem vem também para bordo. A partir daí, os três pescaram tanto que quase afundaram por causa da quantidade de peixes.

A pesca, milagrosa, eles atribuíram à imagem da santa. Ao regressarem foram para a casa de Filipe Pedroso e, ao limparem a imagem com cuidado, viram que se tratava de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, de cor escura. Então, cobriram-na com um manto e a colocaram num pequeno altar dentro de casa, onde passaram a fazer suas orações diárias. A novidade se espalhou e todos da vizinhança começaram a rezar diante dela. Invocada pelos devotos como “Aparecida” das águas, durante quinze anos seguidos, a imagem ficou na casa da família daquele pescador. Devido à ocorrência de milagres, a devoção a Nossa Senhora começou a se divulgar, com o nome dado pelo povo de Nossa Senhora Aparecida e em 26 de Julho de 1745 foi inaugurada a primeira capela. Em 1888, houve a bênção do primeiro templo, que existe até hoje, conhecido como “Basílica Velha”.

No dia 8 de Setembro de 1904, por ordem do Papa Pio X, a imagem milagrosa foi solenemente coroada. Em 29 de Abril de 1908 foi concedido ao Santuário o título de Basílica menor. O Papa Pio XI declarou e proclamou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil em 16 de Julho de 1930.

A nova Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida teve sua terraplanagem iniciada no Morro de Pitas em 1952 e terminada em 1954. Começou a ser construída em 11 de novembro de 1955, foi consagrada pessoalmente pelo papa João Paulo II, no ano de 1980, quando fez  sua primeira visita ao Brasil.

Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós!

Especial Santuário Nacional de Aparecida:

adaptação/texto: Caminhada com Cristo
vídeos/especial Santuário: Canção Nova


  Adquira o Livro – Nossa Senhora Aparecida

Mais de duzentos relatos emocionantes e surpreendentes de milagres atribuídos à “Mãe Aparecida”.
Com base em entrevistas, pesquisa de documentos históricos e testemunhos de fiéis, Ricardo Marques utilizou seu olhar jornalístico para contar a história da devoção a Nossa Senhora Aparecida, reunindo aqui mais de duzentos relatos de milagres atribuídos à “Mãe Aparecida” ao longo dos três últimos séculos. Histórias surpreendentes e emocionantes, narradas por aqueles que se sentiram amparados por sua santa de devoção após recorrerem a ela com fé e confiança.



Adquira o Livro – Nossa Senhora Aparecida e o Papa Francisco

“Três pescadores saíram para fazer o seu trabalho, num rio, o Paraíba do Sul, escasso de peixes e sem nenhuma pretensão de sucesso. Após teimosas tentativas frustradas, algo apareceu em suas redes: o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço. Num segundo lance, pescaram a cabeça da mesma imagem. Juntando as duas partes viu-se que se tratava da Senhora da Conceição. Jogaram novamente as redes e os peixes vieram em abundância. O povo chamou carinhosamente aquela imagem de Aparecida. Assim nasceu a padroeira do Brasil, a maior devoção católica da América Latina e uma das aparições marianas mais importantes do mundo. Todos os anos, milhares de fieis percorrem dezenas de quilômetros a pé para agradecer pelas preces atendidas pela santa. Muitos pontífices demonstraram seu carinho e amor por ela, mas Papa Francisco, o primeiro Latino Americano sabe como ninguém o tamanho de sua importância. Neste livro será possível entender qual é a opinião, a percepção e a admiração de Francisco pela Santa, além de toda a trajetória destes dois ícones que se cruzaram por diversas vezes durante os seus legados. Com histórias inéditas, relatos pessoais e confidenciais, Dom Damasceno e Dom Cláudio Hummes contarão fatos destes 300 anos de história, inclusive os já conhecidos, por um viés totalmente diferente. Incluindo orações, entrevistas, aprovação eclesiástica e textos exclusivos do próprio Papa Francisco diretamente do Vaticano, Nossa Senhora Aparecida e o Papa Francisco comemora o Jubileu 300 anos de bênçãos de uma forma extraordinária e cheia de fé.”


Veja também!
– Evangelho do Dia 12 de Outubro

Deixe seu comentário: