Evangelho do Dia 23 de Fevereiro

I SEMANA DA QUARESMA
Evangelho – Mateus 5,20-26
Ano B

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20 “Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da lei e dos fariseus, vós não entrareis no reino dos céus. 21 Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22 Eu, porém, vos digo, todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão ‘patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de tolo será condenado ao fogo do inferno. 23 Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar e ali te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24 deixa a tua oferta ali diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta. 25 Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26 Em verdade eu te digo, dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.

– Palavra da salvação.

 

Vídeo: Padre Paulo Ricardo


Adquira o curso – Teologia Fundamenta I

Neste segundo volume, intitulado “Teologia Fundamental I” do curso de Introdução à Teologia, o Pe. Paulo Ricardo explica o que é Teologia Fundamental e inicia os estudos a respeito deste tema. Para esclarecer um pouco o tema deste material, acompanhe um trecho retirado do próprio livro:

A Teologia Fundamental é, portanto, uma teologia de fronteira, que olha para fora, que dialoga com o não crente, com o não cristão, com o não católico, no campo da Teologia, não de modo filosófico. Esse diálogo pressupõe a fé, as Sagradas Escrituras, argumenta com textos bíblicos, patrísticos, etc. Não se trata de um esforço filosófico, visto não ser Teologia Natural, teodiceia, que é um ramo da filosofia, mais especificamente da metafísica. Trata-se, assim, de uma matéria propriamente teológica, mas de fronteira, pois dialoga com não teólogos.

Temas importantes e presentes na vida do Católico são abordados neste livro-aula. A lista completa dos assuntos, é dividida em duas partes, como apresentado a seguir:

Parte 1
1. Um esforço de todos
2. Uma teologia de fronteira
3. Teologia e conversão
4. O que é conversão?
5. É preciso crer na Igreja
6. É preciso escandalizar-se
7. O escândalo da Igreja
8. A Igreja e o pecador coabitam em mim

Parte 2
1. Misterium Lunae (Mistério da Lua)
2. O encontro com Cristo vivo
3. Quem é Cristo?
4. Cristo é a revelação
5. A sagrada escritura e a tradição
6. O mundo inefável da Igreja Católica
7. O mistério do sacerdócio
8. A importância do catecismo
9. A comunhão com a Igreja de sempre
10. Teologia em comunhão com a Igreja


Deixe seu comentário: