19/05 – Santo Ivo (Patrono dos Advogados)

Santo Ivo nasceu em 17 de outubro de 1253, na baixa Bretanha, França. Yves Hélory (Heloury ou Helori) era filho de um lorde, Helory de Kermartin, e Azo Du Kenquis. Era de uma família nobre e cristã. Recebeu boa educação. Ao terminar os primeiros estudos foi enviado à Universidade de Paris, com apenas 14 anos de idade, em 1267, para estudar teologia. Ele foi aluno de Santo Tomás de Aquino.

 

Participou de algumas conferências, com São Boaventura, onde aprendeu sobre o espírito franciscano. Foi para Orléans, em 1277, para se estudar Direito Canônico e Direito Civil. Depois voltou para a Bretanha. Santo Ivo tornou-se Conselheiro Jurídico e Juiz Eclesiástico. Trabalhou na arquidiocese de Rennes, capital do Ducado da Bretanha, depois retornou para Tréguier. Julgava vários litígios, contratos, problemas matrimoniais, heranças, etc.

 

Recebeu a ordenação sacerdotal em 1824, a convite do Bispo local, mas continuou trabalhando como advogado e juiz. Recebeu o título de “Advogado dos Pobres” por defender os menos favorecidos. Construiu um hospital para cuidar dos doentes mais pobres.

 

Ele passava a noite em oração, alimentando-se de pão e água. Também saía procurando os pobres para ajudar, pregar e orientar. Com esse gesto ele conseguia o respeito de todos.

 

Santo Ivo de Kemartin morreu de causas naturais, aos 50 anos de idade, em 19 de maio de 1303. Está sepultado na Catedral de Tréguier.

Santo Ivo, rogai por nós!

 

Texto: Rede Século 21
Vídeo: Padre Guido Mottinelli


Deixe seu comentário: